quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A pior das relações


Outro dia me perguntaram qual é a melhor das relações, respondi: Aquela que nos faz livres para voar e sempre querer voltar para o mesmo ninho, sabendo que nossas asas nunca serão cortadas.
Sabe qual é a pior das relações? Aquela que nos faz reféns do amor. Aquela que nos impede de viver. Aquela que nos priva da liberdade.
Aquela que cria grades, muros invisíveis ao nosso redor. Aquela que cede ao ciúme. Aquela que nos torna culpados e não vitimas dos seusexcessos.
Sabe qual é a pior das relações? Aquela que nos consome. Aquela que nos afasta dos amigos, que somente nos cobra e na doa.
Aquela que não se soma a você, mas te diminui. Aquela que te julga indiscriminadamente. Aquela que nos sufoca.
Sabe qual é a pior das relações? Aquela que nos impede andar, caminhar, sair do lugar. Aquela que não nos alforria, mas nos faz escravos do hábito.
Aquela que não constrói, mas nos destrói emocionalmente. Aquela que nos trata com desdém. Aquela que mantém em cárcere privado dentro dessa casa chamada comodidade.
Sabe qual é a pior das relações? Aquela que nos embriaga com faltas promessas. Aquela que brinca com nossos sentimentos, como se fossemos um grande parque de diversos.
Aquela que tenta dos controlar com doses homeopáticas de ilusão. Aquela nos vende clandestinamente alguns sonhos utópicos.
Sabe qual é a pior das relações? Aquela que nos promete calmaria e nos faz passar por intensas tempestades. Aquela que nos faz náufragos diante da vida.
Aquela que nos apresenta o amor e nos presenteia com a dor. Aquela que promete ser a melhor das histórias e se torna no pior dos nossos pesadelos.
Sabe qual é a pior das relações? Aquela controladora, obsessiva. Aquela que nos tem como servos e nos nega a carta de alforria.
Aquela que censura diante dos demais. Aquela que nos limita. Aquela que nos vigia dia e noite. Aquela que nos mantém sobre vigília constante, sob a alegação de estar apenas cuidando.
Não transforme sua relação em um hospício. O melhor remédio que se pode oferecer ao outro é o amor, todo o resto é desnecessário.
Leandro M. Cortes