quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A solteirice da alma



Semana passada o Papa Francisco disse em alto e bom tom: Mãe solteira não existe. Pois, mãe solteira não é estado civil. Concordo. Mãe também é pai na ausência do mesmo. Mãe é companhia, companheira, Mãe nunca está só. A solidão não lhe cabe. Mãe é para vida toda. Ser mãe é viver essa eterna relação antes de mais nada com os seus pupilos. Mãe solteira é segura de si, é independente, madura, mulher de atitude. Mãe solteira, não ouse julgá-la quando não conhece a sua história. Quando não passou pelo que ela passou. Mãe é para vida toda é eterna, mãe, sobretudo nosso porto seguro, nosso anjo terrestre sem asas. 
Mãe não cai do céu, nem de paraquedas, nem são escolhidas por nós, são elas nossas gestoras, elas que nos acolhem mesmo antes da nossa vinda ao mundo, dividimos o nosso mundo com ela amparados pelo seu amor. Não há pré-requisitos para ser mãe, nem é preciso ter vocação seja solteira, casada, separada, viúva, basta desejar, querer ser mãe e ser agraciada com a visita da cegonha, elas existem sim. Mãe, todas têm um pouco de mãe dentro si. Mãe não julga, mãe ensina. Mãe não abandona, mãe acolhe.  Mãe não avisa, aconselha. Mãe é a única pessoa que não ri dos nossos tropeços, mãe nos segura diante da queda. Mãe sempre estaremos em débito com ela, mas ela sempre nos dará o crédito do seu amor passional, materno.
Mãe apesar das divergências amolece o coração rapidamente, mãe cede ao primeiro olhar, ao primeiro sorriso, as primeiras palavras. Mãe cuide da sua na velhice, pois amanhã você será o presente dela. Doe-lhe o seu tempo, assim como ela será fiel contigo até os fins do teu dia. Amor de mãe é atemporal.  Amor de mãe para a vida.
Se há uma coisa que ainda é de graça é colo de mãe, abraço de mãe, palavra de mãe, conselho de mãe, preocupação de mãe, olhar atento e vigilante de mãe. Radar de mãe não falha. Mãe não necessita de conexão. Mãe é esse wi-fi, cordão umbilical materno que nos mantém conectados dia e noite, noite e dia, sem interrupções.
Ouve tua mãe, porque mãe não mente. Mãe não finge mãe só quer o nosso bem. Mãe quando diz que você é lindo, acredite ela está falando a verdade. Mãe é a única que te liga para saber onde você está como você está, porque o mundo lá fora não está nem aí para você. O mundo lá fora só te cobra. O mundo lá fora, se cuida, senão, ele te devora. Valoriza tua mãe. Mãe não é cotada em dólar, libras, mãe é amor puro. Pura adrenalina. Um amor que mesmo com seus altos e baixos, não muda, não oscila. É um amor incondicional.
É papa de fato, não há mãe solteira, porque mãe solteira não é estado civil. Mãe é esse nosso elo inquebrável, indissolúvel é a nossa segunda casa, nosso segundo lar. Mãe é monossilábica. Mãe não se separa. Mãe é eterna.


Leandro M. Cortes